Usando Gatsby JS para criar um blog pessoal

gatsbyblogssg

Há muito tempo eu queria criar um blog. Seja para poder ensinar e discutir assuntos técnicos e tecnologia, seja para poder falar sobre meu amor por KPOP falar sobre hábitos e boas práticas.

Até hoje, mesmo com a mudança de tecnologias, a evolução da web como um todo e as ferramentas que existem, e que a ciência já comprovou que PHP é um castigo enviado dos céus por causa dos nossos pecados, Wordpress continua sendo sinônimo de blog.

Eu entendo isso perfeitamente. Apesar dos problemas e do footprint meio grande do Wordpress, existem tantos sites Wordpress e uma comunidade tão grande, com tantos plugins e soluções prontas, que faz sentido. Aliás, existem e-commerce e economias inteiras construídas em cima do Wordpress, e o custo de trocar isso por outra plataforma ou reescrever esse código é inviável.

sad woman
Eu, aceitando que o mundo vai continuar usando PHP

O principal ponto que eu defendo para o uso do Wordpress é quando você sabe que vai querer várias funcionalidades e uma interface de escrita e criação de posts simples, que uma pessoa não-técnica-e-sensata vai usar.

Como não quero um e não sou o outro, decidi seguir meu próprio caminho.

Quero fazer um blog direto ao ponto, com um layout minimalista, fácil de desenvolver e manter (mais conhecido como "pouco trabalho"). Para isso, e sendo um apaixonado por desenvolvimento fullstack, e, em especial React, fui fuçar com os geradores de sites estáticos.

Para quem não sabe o que uma gerador de site estático é, é simplesmente uma "ferramenta" (seja uma biblioteca, um framework, ou o que for) que, uma construído o que você quer, ele vai gerar

Ricardo Pedroni © 2021